jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Recomendação pede eleição para diretores e vice-diretores de escolas

1
0
0
Salvar

Danielly Salomão

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania, recomendou ao Estado do Amapá e a Secretaria de Educação que cumpram a Lei Estadual 586/2000 que obriga a realização de eleições diretas para diretor e vice-diretor das escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino Público.

De acordo com a Lei, só poderá concorrer às eleições o professor que estiver regularmente lotado na unidade escolar, seis meses antes da realização do pleito. O mandato terá duração de dois anos, permitindo a reeleição para o mesmo cargo, para um único período subsequente.

Será considerado eleito, o candidato que, registrado regularmente, obtiver a maioria de votos, não computados os em branco e os nulos. Poderão votar alunos regularmente matriculados, professores e funcionários da escola, bem como os pais dos alunos.

O Ministério Público recomenda ao Estado e ao secretário de Educação, o cumprimento da Lei, no sentido de orientar os atuais diretores e vice-diretores das Escolas Estaduais que não foram escolhidos por intermédio de eleição, que promovam a realização de eleições. Deverá ser formada comissão organizadora no prazo de 30 dias.

Segundo o promotor de Justiça Marcelo Moreira, a democracia nas escolas, pela escolha livre dos votos, deve ser concretizada. A democracia é um direito de todos, e precisa ser cumprida, não permitindo, assim, que diretores e vice-diretores sejam escolhidos por meio de indicações, ressaltou o titular da Promotoria de Justiça da Cidadania, que complementa que a Recomendação é um ato preventivo para uma futura Ação Judicial, que causa prejuízos para a sociedade pelo não uso de seus direitos.

SERVIÇO

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Fone: (96) 3212-1739 Email: asscom@mp.ap.gov.br

  • Publicações1181
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recomendacao-pede-eleicao-para-diretores-e-vice-diretores-de-escolas/1953548
Fale agora com um advogado online