jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Reforma Tributária: Como vai ficar o Simples Nacional?

Entenda se vai valer a pena com essa mudança se você permanece ou não no Simples Nacional nessa transição que vai durar até 2077.

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 5 meses
1
0
0
Salvar

Resumo da notícia

A Reforma Tributária é uma realidade! Prepare-se para mudanças massivas. Saiba como a transição, iniciando em 2026 até 2077, do PIS, COFINS para a CBS, e a transformação do ICMS e ISS para o IBS afetarão diretamente a sua vida financeira e principalmente os Micro e Pequenos Empresários.

Reforma Tributária: Mudança Radical no Sistema Tributário Brasileiro

A notícia da aprovação da Reforma Tributária é praticamente um terremoto, que vai afetar a todos cidadãos, empresas e até mesmo Prefeituras.

A transição, programada para iniciar em 2026, trará mudanças importantes, principalmente com o fim do PIS e COFINS para a introdução da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), além do inicio da transição do ICMS e ISS para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Como fica o Simples Nacional?

O Simples Nacional continua existindo, então não se preocupe, você não vai ter uma surpresa, mas há mudanças, e muito sérias ...

1ª Mudança

Com a exclusão dos Impostos para a entrada da CBS e da IBS, vai ocorrer uma mudança na tabela de Impostos do Simples, e como estão com as previsões elevadas, há uma possibilidade de aumento da Carga Tributária.

2ª Mudança

As empresas que são fornecedores ou fabricantes no Simples, não poderão ter crédito de nenhum dos Impostos, conforme a alteração, mas poderá (ainda depende de uma lei para regulamentar), pagar por fora os dois Tributos.

Se o objetivo da empresa é ter um fornecedor que entregue dentro do melhor preço e qualidade, como fica a competição com uma empresa que sofre a cobrança geral de 27% contra uma outra que consegue reduzir? Vai valer a pena pagar somente estes dois por fora? Como vai ficar o Imposto de Renda? E os outros Impostos?

Pois é, são dúvidas que ainda vão ser esclarecidas com o tempo e com as Leis que estão por vir.

Se você tem interesse nesse assunto ou precisa acompanhar, veja o menosimposto.substack.com é a nossa revista eletrônica. Enviamos as atualizações no seu e-mail para você ficar informado primeiro e melhor do que outros sites. Clique aqui e se inscreva, é gratuito os conteúdos informativos!

3ª Mudança

As empresas são obrigadas, mesmo a do Simples Nacional, a comprovar o pagamento dos Impostos, caso queira usar um crédito para reduzir o Imposto.

Ficou complexo? Explico já!

Crédito é o quanto de imposto você pagou e pode usar para abater depois na hora que terá que pagar novamente. Você somente poderá fazer isso, após comprovar que pagou o primeiro imposto, senão o Governo te multa depois.

Próximos Passos

O que acontecerá nos próximos 180 e 90 dias vai nos dar uma idéia do que será o futuro tributário do Brasil.

São necessárias algumas Leis para o IBS e CBS, regimes específicos, isenções, entre outros. Assim como, já estão em pauta, a respectiva reforma da tributação do Imposto de Renda e a Folha de Pagamento.

Este é o momento ideal para entender as mudanças e se proteger e aproveitar oportunidades, como contamos do Abilio Diniz, que com o Pão de Açucar, ficou mais de um ano sem pagar Impostos, veja aqui:

-> Como Abílio Diniz ficou mais de um ano sem pagar Impostos e o pão de açúcar se tornou alvo do Carf?

Conclusão

A Reforma Tributária é uma realidade iminente. Esteja à frente, compreendendo cada mudança. Acompanhe as mudanças conosco em menosimposto.substack.com que é a nossa revista eletrônica. Enviamos as atualizações no seu e-mail para você ficar informado primeiro e melhor do que outros sites. Clique aqui e se inscreva, é gratuito os conteúdos informativos!

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de uma Consultoria? Converse conosco clicando aqui no whatsapp.

  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações385
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-tributaria-como-vai-ficar-o-simples-nacional/2120673171
Fale agora com um advogado online