jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Regimes celetista e estatutário - É possível a dupla aposentadoria?

Publicado por COAD
há 11 anos
5
0
0
Salvar

Disponibilizamos no site nesta terça-feira (6/11) estudo, que traz a lume polêmica que envolve a possibilidade ou não de concessão de dupla aposentadoria em regimes distintos, e se há a violação dos artigos 96 e 98 da Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social.

Em 2008, os ministros da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do AgRg-Resp nº 924.423/RS entenderam pela não violação dos dispositivos acima citados, com a ressalva de que a contagem do tempo servirá apenas para uma aposentadoria, se a contribuição tiver ocorrido em apenas um dos regimes de trabalho. Segundo os ministros, a concessão de dupla aposentadoria depende da comprovação do desenvolvimento concomitante de atividades regidas em dois regimes de trabalho diferentes, ou seja, uma atividade no serviço público e outra na iniciativa privada. O solicitante deve atestar que contribuiu, efetivamente, para os dois regimes, pois a contribuição para os dois regimes distintos é obrigatória para a concessão de mais de uma aposentadoria.

Não deixe de conferir: Aposentadoria Regimes celetista e estatutário Considerações.

FONTE: Equipe Técnica ADV

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2816
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regimes-celetista-e-estatutario-e-possivel-a-dupla-aposentadoria/100166661
Fale agora com um advogado online