jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Rejeição das contas de Dilma pelo TCU: posicionamento da OAB

há 9 anos
0
0
0
Salvar

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, enviou nota ao presidente seccional, Luís Cláudio Chaves, manifestando posição da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a rejeição das contas de 2014 do governo da presidente Dilma Rousseff pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o presidente da OAB mineira, Luís Cláudio Chaves, essa rejeição e recomendação do TCU para que o Congresso não aprove as contas, com uma posterior reprovação no parlamento federal, podem levar à abertura de processo de impeachment da presidente.

Nota do Conselho Federal

É indiscutível a gravidade da situação consistente no parecer unânime do TCU pela rejeição das contas da presidente da república, por alegado descumprimento da Constituição Federal no que se refere à lei orçamentária.

A OAB, como voz constitucional do cidadão, deve se posicionar sobre o tema, avaliando todos os aspectos jurídicos da matéria. A Ordem, diante de sua missão histórica, tem o dever de zelar pela Constituição em todos os seus aspectos.

Essas as razões para a instituição da Comissão da OAB Nacional para analisar as consequências da rejeição das contas presidenciais. Após a análise da Comissão, pautaremos imediatamente a matéria para deliberação do plenário do Conselho Federal da OAB.

  • Publicações4752
  • Seguidores148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeicao-das-contas-de-dilma-pelo-tcu-posicionamento-da-oab/241114578
Fale agora com um advogado online