jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Relator mantém inelegibilidade para políticos em primeira instância

Publicado por Câmara dos Deputados
há 14 anos
0
0
0
Salvar

O relator do grupo de trabalho sobre ficha limpa (PLP 518/09 e outros), deputado Índio da Costa (DEM-RJ), apresentou hoje em reunião fechada seu relatório preliminar.

O relator informou que a inelegibilidade será considerada após a condenação em órgão colegiado, independentemente da instância. Ele explicou que no casos dos militares e dos políticos, eles já são julgados por colegiados na primeira instância.

Caso a lei seja sancionada até as convenções eleitorais, em junho, essa regra poderá ser aplicada ainda nas eleições deste ano. Segundo esclareceu, o projeto muda as regras da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/90), mas não altera a Lei Eleitoral (Lei 9504/97), que define o processo eleitoral e os critérios para campanha. Por essa razão, a nova lei não estará sujeita ao princípio da anterioridade, explicou.

A reunião prossegue fechada na sala da presidência da Comissão de Defesa do Consumidor.

Continue acompanhando a cobertura dessa reunião.

  • Publicações97724
  • Seguidores268402
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-mantem-inelegibilidade-para-politicos-em-primeira-instancia/2112663
Fale agora com um advogado online