jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Reprovado no Exame Psicológico da PM/SP, candidato consegue sentença favorável

Entrevista devolutiva, recurso, laudo e ação judicial

há 8 anos
7
0
4
Salvar

Um candidato ao cargo de soldado da Polícia Militar de São Paulo, reprovado na fase do exame psicológico, promoveu ação contra a eliminação do concurso.

Na ação, o candidato alegou que buscou uma justificativa para a reprovação, mas a entrevista devolutiva só foi marcada para um prazo superior a 80 dias, após a publicação do resultado, inviabilizando seu direito de defesa. Além disso, o candidato acrescentou que, o resultado do exame foi imotivado e irrecorrível, o que seria inconstitucional.

Em defesa, a Polícia Militar alegou não haver nenhuma ilegalidade, fundamentando-se no laudo apresentado pelo profissional examinador, nomeado pela corporação.

O juiz sentenciante determinou a realização de um novo laudo, a ser elaborado por um profissional de sua confiança. O novo exame foi favorável ao candidato, sendo constatado que não havia motivação para inabilitá-lo ao cargo.

Transcreve-se um trecho do laudo que favoreceu o candidato:

(...) "demonstra ter objetivos ocupacionais definidos e parece estar lidando satisfatoriamente com suas expectativas. Não apresenta sinais de alteração de personalidade, sem sinais de descontrole emocional ou impulsividades ou irritabilidades. Memória retroanterógrada preservada assim como o pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de aprendizagem, linguagem e o julgamento e controle emocional. Não apresenta alterações que prejudicam seu discernimento.” (Proc.: 0024064-23.2012).

Assim, o juiz sentenciante declarou ilegal a exclusão do candidato do concurso público, considerando-o psicologicamente apto para o concurso e curso de formação de soldado da Polícia Militar de São Paulo.

Vale lembrar que, infelizmente, a decisão pode ser desfavorável ao candidato, haja vista jurisprudência existente, no sentido de que o laudo da PM deve prevalecer.

Adriano Martins Pinheiro é advogado em São Paulo, atuando em diversas ações contra reprovações em concurso público / pinheiro@advocaciapinheiro.com - (11) 2478-0590 / Whatsapp (11) 99999-7566

  • Sobre o autorPortugal | Brasil
  • Publicações175
  • Seguidores351
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11904
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reprovado-no-exame-psicologico-da-pm-sp-candidato-consegue-sentenca-favoravel/310022656
Fale agora com um advogado online