jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Residência médica: comissão nacional proíbe plantão de sobreaviso

Publicado por COAD
há 14 anos
0
0
0
Salvar

Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14/7) a Resolução 4, baixada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que proíbe o plantão de sobreaviso para médicos residentes.

Geralmente, um residente, deparando-se com situações reais de pacientes que correm riscos de vida, atuam sem supervisão, assumindo responsabilidades não inerentes à função, em prol da vida e da recuperação do paciente, ora diagnosticado. Ressalta-se ainda que o plantão foi implantado sem autorização do CNRM, o que afronta os preceitos contidos na Lei nº. 6.932/81.

Diante disso, o plantão presencial do médico residente, para ser reconhecida, terá que estar sob a revisão de um supervisor de preceptor adequado. Se não for presencial e nessas condições, no âmbito de residência médica (sobreaviso, distância, acompanhado ou não de preceptor), será irregular. A consequência, conforme o texto legal, é a restituição dos valores recebidos a título de bolsa no período em que se der o plantão irregular, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, nos termos da legislação aplicável.

A íntegra da Resolução 4/10 encontra-se prevista em nosso Portal, na Seção de ATOS.

FONTE: Equipe Técnica ADV

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1224
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/residencia-medica-comissao-nacional-proibe-plantao-de-sobreaviso/2281657
Fale agora com um advogado online