jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Resolução nº 108 do CNJ regulamenta alvarás de soltura

0
0
0
Salvar

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) baixou resolução que trata do cumprimento de alvarás de soltura e da movimentação de presos do sistema carcerário com propósito, dentre outros, de regulamentar forma e prazo de cumprimento desses alvarás em todo o País.

A Resolução, de nº 108, assinada pelo ministro Gilmar Mendes publicada no dia 12 deste mês, determina que o juízo competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado será, também, responsável pela expedição e cumprimento do respectivo alvará de soltura, no prazo máximo de 24 horas.

Diz ainda que, decorrido o prazo de cinco dias após a decisão que determinou a soltura, o processo deverá ser concluso ao juiz para verificação do cumprimento do alvará de soltura, e que os Tribunais poderão formalizar convênios para cooperação e troca de informações com órgãos públicos, dentre os quais o Departamento de Polícia Federal e Secretarias de Estado, para acesso das autoridades penitenciárias aos sistemas informatizados da justiça criminal.

Os Tribunais e os juízos deverão adaptar sua legislação e práticas aos termos da presente resolução no prazo de até 60 dias.

Veja aqui a Resolução nº 108 do CNJ

  • Publicações7019
  • Seguidores363
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2373
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resolucao-n-108-do-cnj-regulamenta-alvaras-de-soltura/3193502
Fale agora com um advogado online