jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Reunião da CPI das próteses se torna reservada para delegados exporem detalhes sigilosos

Publicado por Senado
há 9 anos
0
0
0
Salvar

Os delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul Joerberth Pinto Nunes e Daniel Mendelski Ribeiro explicaram as origens da investigação sobre a máfia das próteses durante a reunião da CPI que investiga essas irregularidades, mas pediram que a sessão se tornasse reservada para dar explicações com detalhes que estão sob sigilo ao presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES). A estimativa é de que a reunião volte a ser aberta em 30 minutos.

Segundo afirmaram inicialmente, o padrão era sempre o mesmo: pacientes carentes do Sistema Único de Saúde ou do Plano de Previdência do RS recebiam indicação para a realização da cirurgia de implantação, mas eram convencidos a utilizar uma “prótese importada” e de mais qualidade do que a ofertada pelo governo. Depois entravam com ações pedindo ressarcimento das cirurgias. Enquanto uma prótese normalmente custa R$ 7 mil, as da máfia custavam mais de R$ 200 mil, num prejuízo flagrante ao Estado.

- O que buscam a Polícia Civil e o Ministério Público? Tratar de crimes de falsidade ideológica, descobrir se os laudos eram verdadeiros e os pacientes realmente precisavam da prótese; de estelionato, pois o Judiciário era enganado, e o Estado entregava indevidamente vantagem econômica a profissionais; e a associação criminosa – disse o delegado Joerberth.

Mais informações a seguir

  • Publicações54073
  • Seguidores268528
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-da-cpi-das-proteses-se-torna-reservada-para-delegados-exporem-detalhes-sigilosos/188485865
Fale agora com um advogado online