jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Reynaldo Velloso: devemos criar no cidadão de amanhã o amor e o respeito pelos animais.

"As próximas gerações farão melhor que nós."

há 6 anos
1
0
1
Salvar

O Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB do RJ (CPDA/OAB-RJ), Reynaldo Velloso, afirmou durante o Seminário Maus-tratos e Controle Populacional de cães e gatos, realizado em Resende (RJ), no dia 20 de maio, na Câmara Municipal da cidade, que um programa de políticas públicas viável deve conter previsão de castração, educação e penalização, com multas.

Compareceram representantes dos municípios vizinhos, como Quatis, Itatiaia e Porto Real.

Reynaldo Velloso enfatizou que "precisamos criar no cidadão de amanhã o amor e o respeito pelos animais."

Muito aplaudido, o advogado relatou que é fundamental que a criança participe deste processo desde já. "A criança já irá exigir dos pais outro comportamento com relação aos animais".

Continuando, Velloso argumentou a necessidade de uma perfeita harmonia e articulação entre os órgãos públicos como a OAB, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a magistratura, as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, prefeituras, abrigos e ONGs.

“Nesta luta todos são imprescindíveis protagonistas. Só agregando valor conseguiremos avançar nesta questão", finalizou o presidente da CPDA.

O Superintendente de Vigilância Sanitária de Resende, Rodrigo Campos, falou sobre seu trabalho de humanização do CCZ, da ampliação do Canil municipal e do Projeto para a construção de um hospital veterinário para a região.

A Dra. Cássia Pitassi, veterinária da Vigilância Sanitária do município de Porto Real, descreveu que nesta cidade a população carente tem prioridade nos atendimentos clínicos com seus animais.

O Dr. Diogo Alves, que representou o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), falou sobre o apoio na criação do hospital veterinário para atender a região.

O Sr. Maurício Paiva, da Associação de Proteção de Animais de Penedo, disse que assinou um termo com a prefeitura de Itatiaia em que existe a previsão para que o animal seja castrado, vacinado e devolvido ao local em que foi resgatado, pois é impossível a manutenção dos canis sem apoio e sem patrocínio.

Representando a Associação Quatro Patas, a Sra. Alda Bento expôs as dificuldades e falou dos trabalhos da entidade.

Aproveitando a presença do presidente da Comissão Seccional (Estadual), Reynaldo Velloso, a Subseção local da OAB criou a Comissão de Proteção Animal e empossou a Dra. Ednilda Teixeira como a nova presidente, que discursou no sentido de implementar a luta pelos animais nos quatro municípios sob jurisdição da instituição.

O Seminário foi presidido pelo Médico e deputado Dr. Julianelli, que é membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do RJ.

Ao final, foi redigido um documento com as sugestões e orientações, que será encaminhado a cada um dos prefeitos dos quatro municípios presentes.

O presidente da CPDA/OAB-RJ falou para uma audiência atenta e muito interessada em resolver os problemas com os animais.



  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reynaldo-velloso-devemos-criar-no-cidadao-de-amanha-o-amor-e-o-respeito-pelos-animais/582871063
Fale agora com um advogado online