jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Riachão: município é contemplado com três escolas padrão FNDE para Vila Aparecida, Chapada e Nova Esperança

Após a aprovação de uma moderna Proinfância que será construída entre os bairros Guarapuava e Alto do Cruzeiro, o município de Riachão do Jacuípe obteve aprovação em mais três projetos de construção para novas escolas, todas no padrão FNDE.

Publicado por Anderson Soares
há 10 anos
1
0
0
Salvar

“Em nossa última ida a Brasília, na semana passada, aproveitamos a oportunidade e visitamos o FNDE para cobrar estas escolas, não nos deram de imediato a resposta, quando chegamos em Riachão, eles entraram em contato e nos confirmaram mais esta conquista”, disse a gestora Tânia Matos, feliz com a notícia.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, os povoados de Vila Aparecida, Chapada e Nova Esperança foram os contemplados, cada um, com uma escola padrão FNDE. Em apenas um ano e meio, os investimentos em novos equipamentos para a Educação já estão em torno de R$ 5.000.000,00.

“Os Projetos foram elaborados pelo PAR através da inclusão de demandas de construção de escolas: são três escolas de seis salas de aulas, uma escola de 12 salas e uma escola de uma sala de aula – todas modelo padrão FNDE. Parabéns a gestão municipal, parabéns a equipe da Secretaria Municipal de Educação”, escreveu em sua página na rede social, a Secretária Municipal de Educação, Ana Rita Rios.

Estas novas escolas padrão FNDE contam com uma infraestrutura adequada aos padrões de qualidade de fato, trata-se de escolas totalmente ambientalizadas, continua Ana Rita Rios.

O que é oPadrão FNDE

Cada um dos cinco projetos padrão disponibilizados pelo FNDE possuem salas com capacidade para 36 alunos por período, áreas de serviço, administração e pátio coberto. Os projetos com quatro, seis e 12 salas de aula também contemplam uma sala de leitura e de informática. Nesse último modelo, ainda há laboratório científico, quadra, um segundo pátio descoberto e com palco, biblioteca, auditório e estacionamento.

Para o Projeto Padrão FNDE devem ser determinados acessos, áreas de recreação, desportivas, de carga e descarga, pontos de localização das redes internas de água, esgoto e energia, sistemas de drenagem entre outros. O terreno para a construção desses modelos padrões devem ter dimensões de acordo com cada tipologia de projeto, a área escolhida deve ter infraestrutura mínima de acesso, rede de esgoto, água e eletricidade.

Vila Aparecida- um compromisso assumido em 2013

Em 2013, a gestora Tânia Matos, acompanhada de seu secretariado, participou de uma reunião com a comunidade de Vila Aparecida: “Fomos ouvir da população de Vila Aparecida quais eram as suas demandas mais urgentes, entre muitas, a reforma da Escola Cícero Pessoa foi uma unanimidade”, explica a prefeita Tânia Matos.

Na ocasião, a prefeita e a Secretária de Educação se comprometeram em reformar a Escola, como também, ir em busca de recursos para a construção de uma nova escola que viabilizasse um atendimento com mais satisfação para a comunidade.

Embora a Prefeitura tenha reformado as Escolas municipais e construído novas salas e banheiros em muitas delas, a exemplo, da própria Escola Cícero Pessoa, em 2013, a Secretaria Municipal de Educação informou ao FNDE, através do PAR, que as unidades escolares do município são todas fora dos padrões atuais, a maioria, construídas ou reformadas a quase dez anos.

Nova Esperança: "escola desativada"

Também em 2013, a prefeita Tânia Matos acompanhada da Secretária de Educação, Ana Rita Rios, participaram de mais uma reunião comunitária com a população de Nova Esperança.

Na oportunidade, também para aqueles moradores, a demanda escolar era a mais urgente. Além de pedirem transporte para alunos também da rede estadual até a sede, muitos alegaram que a gestão anterior havia doado o terreno da escola Municipal Hercília Campos que fica na entrada do município de Pé de Serra, única unidade próxima da comunidade, e que, além da doação do terreno, o ex gestor também desativou a escola.

De acordo com os moradores, isso significou: “uma injustiça”, por ter sido a Escola, construída para atender, especialmente, a comunidade de Nova Esperança.

Mais uma vez, a gestora Tânia Matos e a Secretária Municipal de Educação, Ana Rita Rios assumiram o compromisso de buscar recursos para a construção de uma nova escola na comunidade. O compromisso foi registrado em Ata, e agora, a comunidade aguarda com muita expectativa.

O povoado de Chapada, por ser considerado um dos maiores, depois do Distrito de Barreiros, também será contemplado com a construção de uma escola padrão FNDE, no valor de 1.021.956,00. As escolas são todas padrões FNDE, a de Vila Aparecida, também será no valor de 1.021.956,00, e a de Nova Esperança será no valor de R$ 133.236,00, com uma sala que beneficiará cerca de 36 alunos por turno na comunidade.

ASCOM-Prefeitura

  • Sobre o autorAdministrador
  • Publicações29
  • Seguidores157
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações422
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/riachao-municipio-e-contemplado-com-tres-escolas-padrao-fnde-para-vila-aparecida-chapada-e-nova-esperanca/121330468
Fale agora com um advogado online