jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

RIOPREVIDÊNCIA PODERÁ ACESSAR DADOS DE APOSENTADORIAS DOS TRÊS PODERES DO ESTADO

0
0
0
Salvar

O Rioprevidência, responsável pelo pagamento de aposentados e inativos do Governo do Estado, poderá acessar dados de pagamentos e benefícios pagos pelos poderes Judiciário e Legislativo, além do Ministério Público, Tribunal de Contas e fundações públicas, autarquias e outras instituições públicas estaduais. É o que determina a lei 7.425/16, do deputado Luiz Paulo (PSDB), sancionada pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (25/08).

Segundo o texto, caso o Rioprevidência verifique distorções no cálculo de qualquer aposentadoria, deverá encaminhar o procedimento para análise e decisão do Tribunal de Contas do Estado, que poderá disponibilizar funcionários estatutários da área de auditoria.

“Haverá um duplo cruzamento de informações para que a folha possa realmente representar o direito do servidor aposentado. O Rioprevidência terá a competência formal dele poder auditar todas as aposentadorias de todos os poderes porque se encontrar um cálculo errado, ele encaminhará ao Tribunal de Contas, que homologa as aposentadorias”, explica o deputado Luiz Paulo.

  • Publicações17683
  • Seguidores61
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rioprevidencia-podera-acessar-dados-de-aposentadorias-dos-tres-poderes-do-estado/377228321
Fale agora com um advogado online