jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Roubos em SP: 38% de aumento no semestre. Tende a piorar.

Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 10 anos
12
1
4
Salvar

No primeiro semestre de 2014 os roubos aumentaram 38% no Estado de SP. Na cidade de SP, 19 roubos a cada hora (um a cada 3 minutos). Homicídios caíram 2,3% no Estado (mas continuamos com violência epidêmica: 10,3 para cada 100 mil, em junho/14). Foi registrado ainda o maior número de mortos pela PM (desde 2003): crescimento de 111% (317 mortos pela PM no semestre, contra 399 em 2003 e contra 150 no 1º semestre de 2013). No semestre dos ataques do PCC, em 2006, a PM matou 290. PM mortos neste ano: 6. Nos Distritos Policiais da Copa, o aumento dos furtos foi de 259% (veja Estado 26/7/14: E1 e Folha 26/7/14: C1). O SSP de SP é o escalado para dar notícias “boas”. E deu: “pela 1ª vez neste ano o roubo aumentou menos de 15% no Estado (foi de 14,7%); os índices estão melhorando”. Outras notícias: o latrocínio está estável: 200 mortos no semestre!; em junho/14, foram 25.614 roubos! Os roubos aumentaram 13 meses seguidos (isso só tinha ocorrido de novembro/07 a novembro/08); carros roubados no semestre: 52.648.

Medidas de combate ao crime (anunciadas pelo governo): (a) a lei dos desmanche vai aprimorar a fiscalização (será que ainda existe quem confia nisso?); (b) a polícia está empenhada e foi elogiada na Copa (com exceção do homicídio, todos os crimes aumentaram na Copa); (c) nova campanha de desarmamento (não é novidade); (d) terceirização do 190 (ele só é acionado quando a vida já foi, quando o carro já foi roubado etc.); (e) sistema Detecta (monitoramento dos crimes, usado em NY) (monitorar não é prevenir). São medidas erradas ou insuficientes.

Todos os países com números razoáveis de delitos (veja o 1º grupo do IDH, com 1,6 assassinatos para cada 100 mil pessoas) fizeram duas coisas: certeza do castigo e medidas socioeconômicas e educativas. No Brasil fazemos tudo errado. Quem planta errado, colhe frutos amargos.

No contexto do genocídio estatal brasileiro (que promove a política de assassinatos entre as classes desfavorecidas), 6 PMs morreram e a PM matou 317 (no 1º semestre/14); quase o mesmo número que a polícia americana mata no ano inteiro. Isso já evidencia o desastre (cadavérico) da política de segurança.

O que SP sempre fez para diminuir os roubos? Combate rotineiro via patrulhamento nas ruas e prisões em flagrantes dos ladrões tontos (prende-se a escória mais barata do crime). Isso é feito desde que a polícia militar foi inaugurada, em 1831. O que não se faz? A investigação de inteligência para identificar os grandes receptadores, os bancos que lavam o dinheiro sujo, os políticos envolvidos com o crime, os grandes traficantes, os policiais integrantes do crime organizado, os poderosos que encomendam as mercadorias roubadas, incluindo supermercados, etc.

Há toda uma cadeia produtiva na indústria do roubo (diz Bruno Paes Mando), mas somente a mão de obra barata e mais despreparada é que vai para a cadeia. Os barões ficam sempre impunes. Nem sequer são investigados. Vendas de celulares roubados estão nas esquinas. Somente 1 de cada 10 roubos tem inquérito policial. A falência é absoluta. Não existe a certeza do castigo, muito menos políticas socioeconômicas e educativas. Há 30 anos os crimes não param de subir (salvo o homicídio, que se estabilizou no patamar epidêmico). Há cinco séculos fazemos as coisas erradas. Não se pode esperar que um dia dê certo.

  • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
  • Publicações3444
  • Seguidores12608
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/roubos-em-sp-38-de-aumento-no-semestre-tende-a-piorar/130005844
Fale agora com um advogado online