jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Sancionada lei que classifica a visão monocular como deficiência sensorial

há 3 anos
2
0
0
Salvar

Em 22.03.2021 foi sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, a lei que inclui pessoas com visão monocular, no rol de pessoas com deficiência (Lei 14.126/2021).

Com isso, pessoas que enxergam somente com um olho passam a ter direito a uma série de benefícios, como os previdenciários e tributários, além de diminuir o tempo de contribuição exigível.

Alguns exemplos são a aposentadoria por invalidez e isenção tributária na compra de automóveis.

A visão monocular é a cegueira ou grave dificuldade de enxergar com um dos olhos. A principal consequência, além da diminuição do campo de visão, é a perda da capacidade de perceber profundidade.

Por isso, quem tem essa deficiência tem mais dificuldade para executar diversas tarefas do dia a dia, como praticar esportes, dirigir e descer escada, por exemplo. Ela impede ainda o trabalho em diversos ramos de atividade, dificultando a inserção no mercado de trabalho.

Tal ponto foi levantado pelo autor do projeto, o senador Rogério Carvalho, que é portador da deficiência, e foi um dos fatores para a aprovação da lei que já está em vigor.

  • Publicações246
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações245
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-classifica-a-visao-monocular-como-deficiencia-sensorial/1191284364
Fale agora com um advogado online