jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Se houver o desfazimento da promessa de compra e venda, o promitente vendedor terá que pagar ao proprietário a taxa de ocupação pelo período em que esteve na posse do bem

CÍVEL

Publicado por Mosane Moura
há 6 anos
1
0
0
Salvar

É devida a condenação ao pagamento de taxa de ocupação (aluguéis) pelo período em que o comprador permanece na posse do bem imóvel, no caso de rescisão do contrato de promessa de compra e venda, independentemente de ter sido o vendedor quem deu causa ao desfazimento do negócio.

Ex: João e Pedro celebraram promessa de compra e venda de um apartamento. Pedro (promitente comprador) estava morando no imóvel há 6 meses e pagando regularmente as prestações. Ocorre que o contrato foi desfeito por culpa de João. Todo o valor pago por Pedro deverá ser devolvido, assim como ele terá que ser indenizado pelas benfeitorias que realizou.

Informativo comentado Informativo 629 -STJ (02/08/2018)–Márcio André Lopes Cavalcante|8

Por outro lado, Pedro terá que pagar taxa de ocupação (aluguel) pelos meses em que morou no apartamento. O fundamento para isso não está na culpa, mas sim na proibição do enriquecimento sem causa.

STJ . 3ª Turma.REsp 1.613.613

-

RJ, Rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julgado em 12/06/2018 (Info 629).

  • Publicações9
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-houver-o-desfazimento-da-promessa-de-compra-e-venda-o-promitente-vendedor-tera-que-pagar-ao-proprietario-a-taxa-de-ocupacao-pelo-periodo-em-que-esteve-na-posse-do-bem/642764907
Fale agora com um advogado online