jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Segurança, ética e cidadania na Internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino no Acre

Atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet

há 7 anos
0
0
0
Salvar

Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, que o Ministério Público Federal no Acre sedia na próxima quarta-feira (4/10), em Rio Branco, e que reunirá educadores da rede pública de ensino.

A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (Câmara Criminal - 2CCR) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (Câmara do Consumidor e Ordem Econômica - 3CCR) –, o projeto visa contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições de ensino.

A proposta é oferecer a professores e demais operadores do sistema de direitos subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) apontam que cerca de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuários de Internet no País – número que corresponde a 79% da população brasileira que está nessa faixa etária.

Educadores interessados em participar da oficina podem realizar sua inscrição por meio de preenchimento de formulário disponível neste link. As vagas são limitadas e obedecem critérios por ordem de inscrição.

Saiba mais – Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Em sua primeira etapa, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A segunda etapa do projeto – iniciada em outubro de 2016 – contemplará outros 15 estados da federação.

SERVIÇO

Oficina “Segurança, ética e cidadania nas escolas, educando para boas escolhas on-line”

Onde: Sede do MPF/AC – Alameda Ministro Miguel Ferrante, 340 – Portal da Amazônia

Quando: Dia 04/10 das 08h30 às 17h30 (Intervalo para almoço)

(Com informações da PFDC)

Assessoria de Comunicação do MPF/AC
(68) 3214-1430
prac-ascopm@mpf.mp.br

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações99
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguranca-etica-e-cidadania-na-internet-e-tema-de-oficina-com-educadores-da-rede-publica-de-ensino-no-acre/504637483
Fale agora com um advogado online