jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Seguro de vida entra no inventário?

há 3 anos
3
0
0
Salvar

Não. Seguro de vida não é herança, portanto não pertence ao inventário. Desta forma, não tem como inventariar um bem que não fez parte do patrimônio da pessoa que faleceu.

No momento da contratação do seguro de vida, o cliente é convidado a apontar os beneficiários da apólice. E é esta indicação que o seguro vai respeitar para liberação dos valores do seguro.

Por fim, fique atento, pois há casos em que o seguro de vida não tem beneficiário relacionado. Nesse caso, via de regra, metade do valor da indenização ficará para o cônjuge, desde que não separado judicialmente, e a outra metade restante para os herdeiros, sempre respeitando a ordem de sucessão.

  • Publicações10
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguro-de-vida-entra-no-inventario/1307852034
Fale agora com um advogado online