jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Semana da Conciliação no TJ registra acordos em valores superiores a R$ 6 milhões

0
0
0
Salvar

O Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça também participou da Semana Nacional da Conciliação deste ano e registrou êxito em 21% das sessões que realizou. Essas negociações amigáveis ultrapassaram R$ 6 milhões em valores homologados. Esse índice inicial pode ser elevado em proporções significativas, pois houve a suspensão de 24% dos processos pautados para a busca de soluções em questões pontuais e periféricas ao objetivo principal da demanda.

Uma das transações entabuladas, levada a efeito após horas de debates, tornou possível o encerramento de intrincada ação de divórcio litigioso iniciada há três anos. Através do acordo, conduzido pela desembargadora substituta Janice Goulart Garcia Ubialli, as partes superaram suas divergências pessoais e acertaram o destino de expressiva massa patrimonial. "Com indisfarçável contentamento, cumprimos nossa agenda de compromissos neste período, notadamente ao perceber o amadurecimento dos jurisdicionados e dos profissionais sobre a importância da conciliação em segundo grau", comentou o desembargador Salim Schaed dos Santos, presidente do Núcleo de Conciliação do TJ, que fez questão de agradecer de forma efusiva ao coordenador da unidade, desembargador aposentado Orli de Ataíde Rodrigues, ao secretário José da Silva Júnior e aos demais colaboradores do evento, conciliadores, serventuários e relatores que participaram mediante seleção e encaminhamento de processos e auxiliaram para o resultado final.

Para o magistrado, o modelo não adversarial de justiça encontra seu principal alicerce na consciência dos profissionais e no coordenado engajamento em busca da promoção da cultura conciliatória, sobretudo considerando os valores que passarão a inspirar a nova legislação processual no país. Ele lembrou que o Núcleo completou neste ano uma década de existência, com resultados que o credenciam como referência entre os demais tribunais do país.

Na condução das audiências durante a Semana Nacional, participaram como conciliadores os magistrados aposentados Orli de Ataíde Rodrigues, José Trindade dos Santos, Eleazar Miguel do Nascimento e Samir Oseas Saad; os advogados Carlos Boabaid Filho e Plínio Bueno; e os desembargadores Ronaldo Moritz e Janice Goulart Garcia Ubialli.

Fotos: Divulgação/NC-TJ
  • Publicações23906
  • Seguidores1229
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-da-conciliacao-no-tj-registra-acordos-em-valores-superiores-a-r-6-milhoes/261453628
Fale agora com um advogado online