jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024

Sequestro de Dados

Publicado por Thais Monteiro
há 5 meses
3
0
0
Salvar

Projeto de Lei nº 1049/2022

Segundo o autor do Projeto, o Senador Ângelo Coronel, o projeto de lei tem por objetivo criminalizar a conduta de sequestro de dados, acrescentando o ar.158-A no Código Penal, com o seguinte caput:.

Extorsão Digital “Art. 158-A. Constranger alguém, mediante o uso de softwares ou outro meio apto para o sequestro de dados tornando-os indisponíveis para o titular, com o intuito de obter para si ou para outrem vantagem econômica indevida, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa.

Pena – reclusão, de seis a dez anos, e multa.

Assim que o ransomware entra no sistema, ele começa a criptografar os arquivos do usuário e impede o acesso aos dados ou sistemas do usuário, exigindo um pagamento para liberá-los. Existem vários tipos de ransomware, cada um com suas características e formas de atuação.

Fonte: documento (senado.leg.br)

Tipos de ransonware

Assim que o ransomware entra no sistema, ele começa a criptografar os arquivos do usuário e que impede o acesso aos dados ou sistemas do usuário, exigindo um pagamento para liberá-los. Existem vários tipos de ransomware, cada um com suas características e formas de atuação. Alguns dos principais tipos são:

  • Locker ransomware: esse tipo de malware bloqueia as funções básicas do computador ou dispositivo, como teclado, mouse ou login, impedindo que o usuário acesse seus arquivos ou programas, mas eles não são criptografados.
  • Crypto ransomware: esse tipo de malware criptografa os arquivos individuais do usuário, tornando-os ilegíveis. Nesse caso, o usuário perde acesso ao sistema, não conseguindo abrir ou modificar os arquivos criptografados.
  • Ransomware tradicional: esse tipo de malware é uma variante do crypto ransomware, mas usa técnicas de criptografia mais simples ou fracas.
  • Ransomware spyware: esse tipo de malware combina as características do ransomware e do spyware. Ele não apenas criptografa os arquivos do usuário, mas também os copia e ameaça divulgá-los publicamente ou para terceiros.

Para se proteger dos diferentes tipos de ransomware, é importante manter o sistema atualizado, usar um antivírus confiável, fazer backup dos arquivos importantes e não clicar em links ou anexos suspeitos. Além disso, é recomendável não pagar o resgate, pois isso não garante a recuperação dos dados e incentiva os criminosos a continuar com seus ataques.

  • Sobre o autorTe ajudo a se PROTEGER de crimes cibernéticos
  • Publicações150
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações58
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sequestro-de-dados/2108184183
Fale agora com um advogado online