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30 de Abril de 2024

Ser advogado em época de eleições

De modo geral, a cada 2 anos passamos por períodos eleitorais. E você advogado? Como está sendo sua postura nas redes sociais?

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Eu sempre falo muito sobre como tenho levado minha carreira jurídica até hoje. Não sou de fato nenhuma grande estudiosa de marketing digital ou jurídico, nem mesmo de grandes técnicas de empreendedorismo, prefiro de dizer que sinto ter feeling, ou seja, percepção e sensibilidade para empreender!

Talvez por ter nascido em uma família de empreendedores, meu bisavô era empreendedor, meu avô foi um grande empreendedor do comércio de tintas, meu pai foi também um incrível empreendedor do comércio de tintas e hoje de imóveis. A convivência com eles e minha grande admiração e atenção em tudo que faziam fez talvez com que esse "feeling" aparecesse e me tornou a profissional que sou hoje!

Sabe aquela frase: "Política, futebol e religião não se discute"? Pois então, minha família sempre levou isso muito "à risca". Principalmente quando na conexão da outra frase também muito conhecida: "o cliente tem sempre razão".

Fato que aprendi que quem vive do comércio, do cliente, deve SIM ter uma opinião política, um time de futebol do coração e uma religião. Mas e aí? O que você faz com isso? No meu ponto de vista: GUARDE para você, seus familiares e para amigos mais íntimos que te compreendem e aceitam suas peculiaridades e diferenças.

Recente fato ocorreu que deu a prova real aos ensinamentos que esses familiares tão importantes pra mim me passaram. Apresento aqui o caso do restaurante Maní, localizado no bairro Jardim Paulistano na cidade de São Paulo.

A chef Helena Rizzo, no dia 06 de outubro, publicou no instagram a imagem acima com sua manifestação.

Ocorre que no mesmo momento da publicação, a foto recebeu uma enxurrada de comentários de apoio e também opiniões contrárias nada carinhosas e respeitosas.

A chef Helena e sua equipe podem ter opinião política? SIM, deve inclusive! Mas o que essa exposição da opinião repercutiu para o seu negócio?

Segundo relatos, no dia seguinte seu restaurante estava vazio. Os clientes que antes frequentavam o restaurante começaram uma campanha de #maninão #maninunca. Há quem diga que independente da opinião política achou a imagem muito "pesada", ofensiva e desnecessária. E por que? Simples: cada um interpreta de um jeito!

Sem dúvida alguma a Chef Helena Rizzo não quis ofender seus clientes, obviamente que não. Mas acabou ofendendo, pelo simples fato de que cada um interpreta as situações de acordo com as suas experiências de vida. Por isso precisamos ter muito cuidado com nossas colocações em redes sociais, principalmente quando vivemos dos contratos que firmamos com nossos clientes.

Momentos depois a chef deletou a postagem que fez e publicou uma nova imagem que intitulou de "Esclarecimento", veja:

Independente do esclarecimento, ele pode ter vindo tarde demais, ou não ter conseguido gerar uma calmaria nos ânimos de quem não gostou dos comentários.

Reitero minha posição que a chef, eu, você e qualquer um deve ter uma opinião política, mas você ADVOGADA (O), quando manifesta publicamente tal opinião, gera para o seu negócio algo positivo ou negativo? Será que você deve ligar uma imagem à figura de um candidato ou partido político?

Vejamos alguns outros fatos e exemplos, imagine você em 2018, com os ânimos políticos aflorados como estão, proprietário de um escritório de advocacia na cidade de Nova Pádua/RS e decide manifestar sua opinião política para o Partido PT. Nova Pádua teve 82,75% dos votos para o partido PSL. Logo, imagine você aí o quanto de rejeição da cidade você teria.

Então você me indaga: "Mas Mariana, você quer dizer que as pessoas são imaturas e que não conseguem separar as coisas?".

Sim e não... Muitas pessoas estão realmente tão envolvidas que não conseguem separar o que é opinião política e o que são negócios comerciais. Assim como o restaurante Maní perdeu clientes por conta da sua manifestação, seu escritório em Nova Pádua poderá perder alguns clientes. E de verdade isso não é inteligente, mais uma vez eu repito e te convido para a reflexão:

Seu time de futebol, sua religião, seu partido político, virão te puxar do fundo do poço que a sua manifestação pode te empurrar? Vale a pena colocar em risco o seu negócio, sua vida, suas metas e sonhos?

Fica aqui uma análise e como eu falo sempre no meu canal: Não falo nunca de verdades absolutas, analiso as situações de acordo com as minhas experiências e externo as minhas vivências na advocacia e no meu jeito de empreender!

E por não falar de verdades, te convido a deixar aqui sua opinião, o que você pensa sobre tudo que acabei de escrever aqui!

Vamos lá, vamos conversar, trocar ideias, aproveitando um pouco a experiência de cada um para crescermos ainda mais como pessoas e como profissionais.

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