jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Sérgio Moro contraria STF e arruma outro argumento para prender Renato Duque

há 9 anos
7
1
7
Salvar

Magistrado determina nova prisão preventiva com base na manutenção da ordem pública.

Renato de Souza Duque foi preso novamente nesta segunda-feira, 16. A surpresa deve-se ao fato de que, há pouco mais de um mês, a 2ª turma do STF confirmou liminar do ministro Teori Zavascki concedendo liberdade ao ex-diretor da Petrobras.

Na primeira prisão, em novembro passado, a JF/PR considerou que, sendo o investigado titular de contas secretas mantidas no exterior, havia risco à aplicação da lei penal, pois poderia fugir e permanecer ainda na posse do produto do crime. Porém, a ausência de elementos concretos que apontariam para o risco de fuga, base da preventiva, norteou o entendimento do Supremo pela liberdade.

Investindo em outra linha de raciocínio, o despacho do juiz Federal Sérgio Moro acata argumento do MPF no sentido de que há fato novo a justificar a preventiva.

O MPF informou a JF/PR a “descoberta recente” de que Renato Duque teria esvaziado suas contas na Suíça, remetendo os valores a contas em outros países, nem todos identificados.

Documento do governo do principado de Mônaco datado de janeiro de 2015 informa as movimentações de Duque nas contas – ocorridas entre junho e agosto de 2013 e maio de 2014.

Para Sergio Moro, então, é necessária a revisão da questão, “sob o prisma do risco à ordem pública em decorrência de fato e prova supervenientes”.

O apelo à ordem pública, para prevenir novos crimes de lavagem, para prevenir que o produto do crime seja cada vez mais ocultado pelo investigado ou ainda em decorrência de gravidade em concreta dos crimes praticados, justifica a preventiva.”

O magistrado assinalou no despacho que “não há qualquer afronta ou contrariedade à decisão anterior de soltura de Renato Duque pelo Supremo Tribunal Federal, já que a preventiva ora decretada assenta-se não só em fato novo, mas também em fundamentos diversos, o risco a ordem pública”.

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI217352,81042-Sergio+Moro+contraria+STF+e+arruma+outro+argume...

  • Sobre o autorAdvogado e consultor jurídico
  • Publicações379
  • Seguidores-4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações211
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sergio-moro-contraria-stf-e-arruma-outro-argumento-para-prender-renato-duque/174429659
Fale agora com um advogado online