jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Serviço Público em debate nos 48 anos de fundação da PGE

Aula integra a programação comemorativa dos 48 anos de fundação da Procuradoria Geral do Estado

há 10 anos
0
0
0
Salvar

Dando continuidade às atividades que integram a programação comemorativa dos 48 anos de fundação da Procuradoria Geral do Estado, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento realizou, na tarde de ontem (04), no Auditório Paulo Spínola, uma palestra sobre Serviço Público, proferida pelo cientista político Valdemar Ferreira de Araújo Filho. A aula integrou o projeto Intervalo para o Café cuja proposta é oferecer aos servidores e procuradores do órgão um espaço para a reflexão sobre diversos temas.

O professor do Departamento de Ciência Política da UFBA iniciou sua explanação falando sobre formação do funcionalismo público no Brasil e sua essência patrimonialista. Valdemar Ferreira analisou a relação entre o público e o privado, segundo ele, hoje um dos grandes problemas do Brasil. Vivemos num modelo de Estado não responsivo. Sem compromisso com a cidadania. Falta democracia com responsabilidade social. Temos que ter justiça distributiva. Não se pode tratar desiguais como iguais.

O docente falou ainda sobre a crise de legitimação da democracia pela qual o país passa, as dificuldades de organização da população e a disseminação do poder, o que afirmou ser o grande problema da humanidade. Nunca o poder esteve tão descentralizado, tão sem rosto. O que garante um regime socialmente justo são as instituições. Quando elas funcionam corretamente tornam o país uma democracia na qual vale a pena se viver, analisou. O palestrante atentou também para a necessidade de fiscalização da eficiência e qualidade do gasto público.

Valdemar Ferreira é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional-IPPUR da UFRJ (1993), e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (2007). Atuou como assessor técnico de agências governamentais responsáveis pela coordenação de políticas públicas nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pará e Distrito Federal, neste último como assessor técnico do Ministério das Cidades entre maio de 2003 e agosto de 2007.

Hoje, às16h, também no Auditório Paulo Spínola será realizado um bate papo com o professor Jorge Portugal acerca do tema Baianidade. A proposta é que seja uma conversa informal sobre a identidade cultural do povo baiano.

Jorge Portugal é letrista, compositor, poeta, professor universitário, formado em Letras. Professor de português em cursos pré-vestibulares e escolas. Apresentador de programas educativos ligados à língua portuguesa, em rádios e TV de Salvador.

Fonte: PGE/ASCOM

Data: 8/04/2014

  • Publicações1152
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servico-publico-em-debate-nos-48-anos-de-fundacao-da-pge/115390650
Fale agora com um advogado online