jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Servidores aposentados antes da lei que institui a GDATA não têm direito ao benefício

há 16 anos
0
0
0
Salvar

A Procuradoria Seccional da União (PSU) de Santos (SP) comprovou na Justiça que servidores públicos aposentados antes da edição da Lei 10.404/02, que instituiu a Gratificação de Desempenho de Atividades Técnico-Administrativas (GDATA) e a Gratificação de Desempenho de Atividades Técnico-Administrativas de Suporte (GDPGTAS), não têm direito às gratificações.

A decisão foi proferida pelo Juizado Especial Federal (JEF) de Santos, no julgamento de 30 ações judiciais movidas pelos funcionários. O JEF acolheu a defesa da PSU de que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão, negaram o pedido dos aposentados e pensionistas para receber as gratificações.

Esses servidores se aposentaram durante a transição das regras que regulavam o assunto ou muito antes da edição da Lei 10.404/02, por isso, não há como essa norma ter efeito retroativo.

Os servidores pretendiam ter os mesmos benefícios daqueles que estão na ativa, o que não é aceitável, porque a gratificação corresponde à produtividade no efetivo exercício da atividade profissional, disse o procurador-seccional da União, Luis Carlos Rodriguez Palacios Costa.

A PSU Santos é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

  • Publicações11300
  • Seguidores166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-aposentados-antes-da-lei-que-institui-a-gdata-nao-tem-direito-ao-beneficio/157971
Fale agora com um advogado online