jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Servidores da Justiça Eleitoral são isentados de queixa crime de difamação

há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Procuradoria da União na Paraíba (PU/PB) isentou, na Justiça, agentes públicos da Junta Médica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em acusação de difamação partida de servidora. A junta discordou da perícia médica e impediu remoção da servidora.

O laudo médico indicou que não havia relação direta entre o local de trabalho da servidora, no interior da Paraíba, e os problemas respiratórios que a afligiam. Por divergir da conclusão, a servidora ajuizou ação penal alegando difamação à sua honra. Inicialmente, a queixa foi acatada. Então, a PU/PB ajuizou recurso.

A Procuradoria argumentou que os médicos agiram de forma legítima e no interesse da Administração ao realizar os relatos técnicos. Portanto, aidna que se tivessem feito algum julgamento depreciativo, o ato não seria considerado crime, conforme o artigo 142 , III , do Código de Processo Penal (CPP).

A 3ª Vara Federal da Paraíba acolheu os argumentos da PU/PB e reformou sua sentença anterior. A decisão atual ressaltou que as afirmações médicas foram realizadas dentro do procedimento administrativo, "sem que houvesse a propagação de opiniões pessoais sobre a imagem da servidora".

A PU/PB e a PRU/PE são unidades da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

Raquel Arantes e Letícia Verdi Rossi

  • Publicações11300
  • Seguidores166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-da-justica-eleitoral-sao-isentados-de-queixa-crime-de-difamacao/1045038
Fale agora com um advogado online