jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Setor de saneamento poderá deduzir inadimplência do cálculo de tributos devidos

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos
0
0
0
Salvar

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6849/17, do deputado Julio Lopes (PP-RJ), que autoriza empresas de saneamento básico a deduzir a inadimplência do cálculo de alguns tributos devidos.

Pela proposta, as empresas enquadradas no regime não cumulativo de pagamento de PIS/Cofins poderão deduzir da base de cálculo remunerações de serviço realizado e não pago. Os tributos sobre essas receitas serão pagos à medida que os devedores quitem os seus débitos.

Julio Lopes argumenta que a empresa de saneamento básico tem de pagar sobre a receita de todo o serviço pago, mas amarga uma inadimplência que pode chegar a 30%.

“Ainda que os 30% nunca sejam pagos, a empresa jamais recuperará a contribuição para o PIS e a Cofins incidentes sobre eles. Deverá simplesmente amargar o prejuízo”, explicou. Segundo ele, a proposta corrige esta distorção.

TramitaçãoA proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
  • PL-6849/2017
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268406
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/setor-de-saneamento-podera-deduzir-inadimplencia-do-calculo-de-tributos-devidos/480220570
Fale agora com um advogado online