jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Simples fato de motorista de caminhão dormir na cabine do veículo não gera dano moral

há 7 anos
2
0
0
Salvar

Decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) determinou que o fato de motorista de caminhão dormir na cabine do veículo não gera, por si só, direito à indenização por dano moral.

Isso porque nas situações referentes a este tipo de indenização é necessário demonstrar os prejuízos sofridos. O trabalhador é quem tem o ônus da comprovação de ter passado por constrangimento que tenha lhe causado algum dano de ordem moral, de modo a afetar a sua intimidade, vida privada ou honra.

E, no caso em tela, o empregado não conseguiu apresentar qualquer ato ilícito da empregadora que justificasse tal dano, pois, como está descrito no voto da redatora designada, a desembargadora Maria Clara Saboya, o pernoite dos caminhoneiros na cabine do caminhão é costume generalizado, entre os membros dessa categoria profissional, inclusive previsto até mesmo na lei que regula o trabalho do motorista.

A magistrada reforça esse fato no voto, destacando que boa parte dos caminhões possui ganchos para redes de dormir, como o do próprio motorista do processo. Com relação à segurança do trabalhador, é certo que ele poderia, em suas pernoites, escolher postos de combustível movimentados, inclusive por outros colegas da categoria, não podendo, dessa forma, alegar que ficava exposto a perigos e assaltos apenas por estar ali.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

  • Sobre o autorAtuação jurídica ágil, moderna e eficaz.
  • Publicações165
  • Seguidores116
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1642
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simples-fato-de-motorista-de-caminhao-dormir-na-cabine-do-veiculo-nao-gera-dano-moral/463429724
Fale agora com um advogado online