jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Solenidade marca abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Publicado por Gm M.
há 10 anos
1
0
0
Salvar

A violência contra a mulher é uma violação contra os direitos humanos

A campanha faz parte do calendário feminista de cerca de 130 países e este ano chega a sua 12ª edição no Acre, com o tema "Violência contra a mulher, basta! Viver sem medo também é um direito nosso".

Em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Rede Reviva iniciou, na manhã de ontem, 28, no teatro Universitário da Ufac a campanha internacional "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, em Rio Branco.

O evento contou com a presença de todos os representantes das instituições acreanas que atuam no acolhimento e defesa das vítimas de violência doméstica no Estado e compõem a Rede Especializada de Atendimento à Mulher, Rede Reviver.

Nilson Moura Leite Mourão, Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos participou da abertura e comentou a importância da campanha. “Estamos hoje, vivendo esse valioso momento de conscientização e campanhas como essas, que está iniciando hoje, são de fundamental importância para a construção de uma nova cultura. Acredito que ações como essa podem mudar atitudes e principalmente alertar as mulheres sobre os seus direitos,” detalhou o secretário.

A atividade iniciou com a oficina da pesquisadora da Ufac/USP, Fabiana Chaves, que abordou sobre Feminismo e Relações Sociais de Gênero, aprofundando o assunto para onde começa o ciclo da violência.

“Essa é uma ação preventiva que visa diretamente à conscientização da sociedade. Acontecerá hoje, uma troca de informações visando informar as mulheres sobre a existência da rede de proteção e principalmente para que elas tenham o conhecimento dos seus direitos. A violência contra a mulher é uma violação contra os direitos humanos”, detalhou a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais.

Outro ponto de destaque do evento será a apresentação dos índices de homicídios de violência doméstica, cometidos contra mulheres, que de 2010 até outubro de 2013 diminuíram significativamente, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Sistema de Informação da Polícia Civil.

Os resultados sinalizam que as vítimas estão buscando ajuda, pois constataram que a Lei Maria da Penha pode sim ser efetiva e salvar suas vidas.

FONTE : ORB - http://www.oriobranco.net

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solenidade-marca-abertura-da-campanha-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/112168212
Fale agora com um advogado online