jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Stela faz apelo para que a Assembleia aprove projetos que conferem transparência a atos públicos

0
0
0
Salvar

Deputada defendeu projetos de lei na tarde desta terça-feira (13) A deputada Stela Farias (PT) pediu empenho ao conjunto dos parlamentares na análise de projetos de lei que buscam coibir a corrupção no setor público. Duas das proposições são de autoria da parlamentar, que integrou três comissões de inquérito sobre irregularidades praticadas na atual administração do Estado e presidiu a CPI da Corrupção no ano passado.

O primeiro projeto determina a publicação integral na internet de editais de licitação e de contratos firmados pelo governo do Estado. O outro garante o acesso público a informações produzidas ou sob a guarda do Poder Público. “A transparência no setor público não pode ser apenas figura de retórica, mas efetivada por meio de medidas concretas. A mera publicação de resumos dos documentos, como acontece hoje, não assegura aos cidadãos o direito de fiscalizar os atos dos governantes”, argumentou a parlamentar.

Os projetos foram elaborados a partir das recomendações apresentadas por órgãos de fiscalização externa - Ministério Público, Tribunal de Contas, Contadoria-Auditoria Geral do Estado - à CPI da Corrupção. “O acesso à informação pública, além de indispensável ao exercício da cidadania, constitui um dos mais fortes instrumentos de combate à corrupção”, apontou.

Stela acredita que, ao tornar obrigatória a publicação dos editais de licitação na internet, a Assembleia estará contribuindo para garantir igualdade de condições e para preservar o interesse da população nas concorrências públicas. “O conhecimento integral da forma, do objeto dos certames e dos motivos que levaram o administrador a optar por determinado contratante é um direito do cidadão. As propostas que estamos apresentando têm o propósito de garantir o pleno exercício da fiscalização por parte da população.”

A deputada considera que, em decorrência das inúmeras denúncias de irregularidades envolvendo integrantes da cúpula do governo gaúcho, os projetos devem ter prioridade na escala de votações do Legislativo. “Não é possível que depois da avalanche de denúncias que pesam sobre o governo Yeda, a Assembleia não adote providências efetivas para evitar que episódios do gênero se repitam. Trata-se de uma dívida, que, como parlamentares, temos com o Rio Grande do Sul”, finalizou.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stela-faz-apelo-para-que-a-assembleia-aprove-projetos-que-conferem-transparencia-a-atos-publicos/2279732
Fale agora com um advogado online