jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

STF: Barroso e Fux defendem a licitude da terceirização da atividade-fim

Conheça as teses sustentadas pelos relatores.

há 6 anos
17
0
4
Salvar

O STF, ontem, retomou a votação da ADPF 324 e do RE 958252, que discutem a licitude ou não da terceirização da atividade-fim, trazida pela reforma trabalhista.

O ministro Luis Roberto Barroso, relator da ADPF 324, entendeu que:

1) É lícita a terceirização de toda e qualquer atividade, meio ou fim, não se configurando relação de emprego entre a contratante e o empregado da contratada.
2) Na terceirização, compete à contratante verificar a idoneidade e a capacidade econômica da terceirizada e responder subsidiariamente pelo descumprimento das normas trabalhistas, bem como por obrigações previdenciárias.

Já o ministro Luiz Fux, relator do RE 958252, sustentou, como tese de repercussão geral, que:

É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho em pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, revelando-se inconstitucionais os incisos I, III, IV e VI da Súmula 331 do TST.

Para Fux, deve haver a harmonização entre a valorização do trabalho e a livre iniciativa, fundamentos do Estado Democrático de Direito, de modo que intervenções na dinâmica da economia devem ser limitadas para o seu bom desenvolvimento e que “não haverá a mínima violação a nenhum dos direitos consagrados constitucionalmente”.

A EBRADI oferece ensino de altíssima qualidade a distância que engaja alunos com aulas voltadas à prática da advocacia, oferecendo base de conhecimento completa para atuação na área de especialização de preferência.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2877
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações702
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-barroso-e-fux-defendem-a-licitude-da-terceirizacao-da-atividade-fim/616600452
Fale agora com um advogado online