jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STF determina transferência de travesti para presídio feminino

Ministro Luís Roberto Barroso determinou imediata transferência

há 6 anos
17
0
23
Salvar

Na última segunda-feira (19/02), o Ministro Luís Roberto Barroso, ao analisar um caso envolvendo uma travesti confinada em uma cela com mais 31 homens, determinou pela sua imediata transferência, ao passo que seu devido lugar seria em uma penitenciária feminina.

A defesa apontou que ela sofria diversas e constantes perturbações psicológicas e corporais e que a sua realocação estaria em consonância com o princípio norteador da dignidade da pessoa humana.

Uma das linhas argumentativas invocadas pelo Ministro, refere-se a uma resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, segundo a qual as travestis presas têm o direito de ser chamadas pelo nome social.

Nessa toada, as travestis também devem ficar em espaços de vivência específicos para garantir a segurança delas em razão da especial vulnerabilidade. Indo além, ressaltou a importância da existência da resolucao de 2014 da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo que define que as travestis poderão:

usar peças íntimas conforme o gênero; manter o cabelo na altura dos ombros; e ter acesso a ala ou cela específica de modo a garantir sua dignidade, individualidade e adequado alojamento.

Posto isso, resta evidente o aparecimento de diversas indagações acerca da decisão em tela.

Afinal de contas, qual a sua opinião sobre esse posicionamento do Ministro Barroso?

O poder de transformação e conquista de seus objetivos está em você e a EBRADI está comprometida em direcioná-lo em sua carreira. Nossa metodologia une conteúdo de alta qualidade, tecnologia de ponta e serviços que permitem o ensino completo a distância com aproveitamento total do seu potencial de aprendizagem.

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2878
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4919
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-determina-transferencia-de-travesti-para-presidio-feminino/546942252
Fale agora com um advogado online