jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STF suspende prisão de mulher que optou pelo silêncio no processo de morte do marido

Publicado por Agência Brasil
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a prisão preventiva de uma mulher acusada de participar da morte do marido. A mulher está presa, de forma preventiva, há um ano e dois meses, sob a justificativa da Justiça de que ela se negou a prestar informações.

De acordo com a liminar concedida pelo ministro Celso de Mello, a mulher, cujo nome não foi divulgado pelo STF, não poderia ser presa sob tal alegação porque estaria exercendo seu direito constitucional de permanecer em silêncio e não produzir provas contra si. A prisão preventiva foi decretada pelo juízo do tribunal do Júri de Porto Alegre (RS).

O direito ao silêncio é garantido pela Constituição Federal que estabelece que ninguém é obrigado a produzir provas contra si, ou seja, o privilégio contra a autoincriminação.

“Não se justificava, presente referido contexto, que a magistrada processante, em inadmissível reação ao exercício dessa prerrogativa constitucional, viesse a decretar a prisão cautelar da ora paciente, desrespeitando-lhe, desse modo, sem causa legítima, o direito ao silêncio que o ordenamento positivo garante a todo e qualquer acusado, independentemente da natureza do delito que lhe haja sido atribuído”, diz a decisão.

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-suspende-prisao-de-mulher-que-optou-pelo-silencio-no-processo-de-morte-do-marido/1165127
Fale agora com um advogado online