jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

STF usa princípio da insignificância para ré sem antecedentes criminais

há 11 anos
23
0
8
Salvar

Brasília, 15/07/2013 - O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou extinto o processo contra uma mulher do Rio Grande do Sul acusada de levar três blusas em um varal no valor total de R$ 60,00. Quem atuou no caso foi a Defensoria Pública da União de Categoria Especial.

A decisão, proferida no último dia 25, levou em consideração o princípio da insignificância. Segundo este princípio, a Justiça não pode ser acionada em casos de menor gravidade, em que não existe grande risco para a sociedade.

O defensor responsável pelo caso, Paulo Henrique de Menezes Bastos, argumentou em seu Recurso Extraordinário (RE) que “a paciente é primaria e de bons antecedentes, já que contra ela não há qualquer condenação transitada em julgado”.

A ré já respondeu outro processo criminal, mas não chegou a ser condenada. Segundo o defensor Paulo Henrique Bastos, este fato não impede que o princípio da insignificância seja usado. “Não há nos autos documento hábil para a comprovação dos maus antecedentes ou da reincidência”, complementou o defensor no RE.

Assessoria de Imprensa

Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4482
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-usa-principio-da-insignificancia-para-re-sem-antecedentes-criminais/100606990
Fale agora com um advogado online