jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STJ anula julgamento de furto de quadros no Masp

há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o julgamento do furto de quadro do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) ocorrido em dezembro de 2007 é de competência da Justiça Federal. Com a decisão, o STJ anula a sentença condenatória da Justiça do Estado de São Paulo.

O museu foi invadido na madrugada de 20 de dezembro de 2007 por quatro ladrões. A ação levou 3 minutos, das 5h09 às 5h12, e foram furtadas as obras O Lavrador de Café, de Portinari, e O Retrato de Suzanne Bloch, de Picasso.

Segundo o STJ, foram iniciadas duas investigações para o caso, uma pela Polícia Federal e outro pela civil, que remeteu o inquérito à Justiça do Estado. A Vara Federal então solicitou que lhe fossem enviados os autos, pois alegava que o julgamento era de sua competência, já que as obras integravam o acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas teve o pedido negado e a discussão foi parar no STJ.

O relator, ministro Arnaldo Esteves Lima, acatou o pedido e disse que, apesar de estarem sob a guarda do Masp, existia também a responsabilidade do Iphan de vigiar a manter os quadros. O voto do relator foi seguido pelos demais ministros.

  • Publicações16584
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-anula-julgamento-de-furto-de-quadros-no-masp/1973343
Fale agora com um advogado online