jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

STJ: Cobrança de TAC e TEC nos financiamentos é ilegal

Publicado por Cavalcanti Advocacia
há 7 anos
4
0
0
Salvar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela ilegalidade na cobrança de Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) e da Tarifa de Emissão de Carnês (TEC) nos financiamentos.

Estas taxas embutidas nos financiamentos podem variar de R$ 600 a R$ 4 mil para quem realiza contratos de financiamentos ou até mesmo para quem realiza pagamentos via boletos bancários.

Com a decisão, mais de 285 mil ações que discutiam o assunto e estavam paralisadas, agora terão o seu desfecho. É imperioso destacar que a ilegalidade na cobrança da TAC e TEC nos financiamentos só é valida para aqueles que foram firmados após o ano de 2008.

Geralmente estas tarifas são cobradas em uma única parcela, ao abrir uma conta, ou a começar um relacionamento com algum banco ou instituição financeira, ocorre que, alguns pontos não estão claros e objetivos.

Exemplo: Se eu tenho aberto uma conta em um determinado banco e vou financiar um veículo em uma concessionária pelo mesmo banco que sou cliente a tarifa de cadastro pode ser cobrada? Obviamente que não!

Para ler a certidão do julgamento Clique Aqui

Com a decisão, só não exige seus direitos quem gosta de ficar dormindo.

Fonte: Cavalcanti Advocacia

  • Publicações12
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4236
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-cobranca-de-tac-e-tec-nos-financiamentos-e-ilegal/415735415
Fale agora com um advogado online