jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STJ decide que não é devida comissão de corretagem se a desistência do contrato se deu por conta de ato do corretor

há 5 anos
0
0
0
Salvar

O Superior Tribunal de Justiça, em julgamento unânime, decidiu que não é obrigatório o pagamento de taxa de corretagem em compra de imóvel, se a desistência da compra se deu por conta de ato atribuído aos corretores.

O caso ocorreu quando um casal buscava adquirir uma casa. Fora realizado o pagamento de um sinal no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil), mas, posteriormente, resolveram pedir o distrato, pois os corretores omitiram a informação de que o vendedor estava sofrendo processos na justiça.

A Ministra relatora entendeu que os corretores não atuaram com diligência nem prudência, pois lhes cabia conferir previamente a existência de eventuais ações judiciais pendentes em desfavor dos vendedores, ou das pessoas jurídicas de que eram sócios.

Assim, julgaram improcedente o recurso dos corretores, não sendo os compradores que desistiram do negócio obrigados a pagar a taxa de corretagem cobrada.

www.jedsonvicente.com


Fonte: Superior Tribunal de Justiça. RECURSO ESPECIAL Nº 1.810.652 – SP.
  • Sobre o autorAtendimento online em todo o Brasil.
  • Publicações246
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-nao-e-devida-comissao-de-corretagem-se-a-desistencia-do-contrato-se-deu-por-conta-de-ato-do-corretor/745137302
Fale agora com um advogado online