jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Súmula Vinculante Nº.06 - Militar, Conscrito, Recruta, Serviço Militar Obrigatório

Publicado por Geovani Santos
há 6 anos
3
0
0
Salvar


SÚMULA VINCULANTE N.06

- Militar

- Conscrito

- Recruta

- Serviço Militar Obrigatório

- Soldo

- Salário Mínimo

Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.

Data de Aprovação 07/05/2008

Súmula Vinculante 6

Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.

Precedente Representativo

"Ementa: (...)

I - A Constituição Federal não estendeu aos militares a garantia de remuneração não inferior ao salário mínimo, como o fez para outras categorias de trabalhadores.

II - O regime a que submetem os militares não se confunde com aquele aplicável aos servidores civis, visto que têm direitos, garantias, prerrogativas e impedimentos próprios.

III - Os cidadãos que prestam serviço militar obrigatório exercem um múnus público relacionado com a defesa da soberania da pátria.

IV - A obrigação do Estado quanto aos conscritos limita-se a fornecer-lhes as condições materiais para a adequada prestação do serviço militar obrigatório nas Forças Armadas (...)."

(RE 570177, Relator Ministro Ricardo Lewandowski, Tribunal Pleno, julgamento em 30.4.2008, DJe de 27.6.2008)

  • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
  • Publicações435
  • Seguidores2838
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2875
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-vinculante-n-06-militar-conscrito-recruta-servico-militar-obrigatorio/542878173
Fale agora com um advogado online