jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Suprema Corte dos EUA decide que estados podem rejeitar defesa por insanidade

Publicado por Consultor Jurídico
há 4 anos
0
0
0
Salvar

A Suprema Corte dos EUA decidiu que os estados podem rejeitar, em suas legislações penais, a alegação de incidente de insanidade mental — chamada nos EUA de “defesa por insanidade” — em julgamentos criminais.

A decisão mantém intacta uma lei do estado de Kansas, que proíbe tal alegação na fase de julgamento, para se determinar se o réu é culpado ou não culpado, mas a permite na fase de proferimento da sentença, como circunstância atenuante da pena, se o veredicto do júri for de culpado.

Por 6 votos a 3, a maioria decidiu que a cláusula constitucional do devido processo não compele o estado a absolver um réu que, por causa de doença mental, não pode distinguir o que é certo ou errado, quando comete um crime.

Mas, na audiência que precede o proferim...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11010
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suprema-corte-dos-eua-decide-que-estados-podem-rejeitar-defesa-por-insanidade/825562713
Fale agora com um advogado online