jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Supremo pretende enviar dotação orçamentária para o PCS até 17 de junho

0
0
0
Salvar

Promessa do STF de envio da dotação orçamentária integral do PL 6613 abre uma nova perspectiva de luta pelo PCSDepois de dois anos lutando para que o STF apresentasse uma proposta orçamentária ao governo federal, servidores aguardam a confirmação do envio, até sexta-feira, 17 de junho, da dotação orçamentária. Isso colocaria a luta pelo PCS em outro patamar, já que o STF passaria a pressionar o Executivo – o que possibilita um desfecho favorável a esta antiga luta. De acordo com o dirigente sindical Roberto Ponciano, “o envio da proposta orçamentária é querosene no incêndio: vai aumentar nossa greve no Brasil inteiro. Sem a greve, não haverá acordo entre Executivo e Judiciário”.

Em reunião dos diretores gerais (DG'S) dos tribunais superiores durante a manhã de segunda-feira, 13 de junho, no STF o relator do PL 6613 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), deputado Roberto Policarpo (PT-DF), apresentou o seu relatório que será apresentado na CFT. De acordo com o divulgado no site da Fenajufe e do Sindjus-DF, o parlamentar foi pedir apoio das autoridades do Judiciário para fortalecimento do relatório sobre o PL 6613.

Dos pontos defendidos por Policarpo em seu relatório, não haverá apoio por parte dos DG's no tocante à redução das FC's, de 65% para 50%, mas no restante houve receptividade e comprometimento de reproduzir as boas impressões para os presidentes dos seus tribunais.

Para além da reunião com o relator do PL 6613, os diretores gerais deliberaram por duas importantes ações no dia 13 de junho: a primeira é de buscar junto aos tribunais regionais os impactos orçamentários relativos à implantação do PCS da categoria com o objetivo de, até o dia 17 de junho, apresentarem o orçamento do Poder Judiciário com a inclusão do valor integral da implantação do PL 6613; a segunda é de encaminhar ao presidente do STF, Cezar Peluzo, a sugestão de participação dos presidentes dos tribunais superiores na negociação do projeto de lei que revisa os salários da categoria.

Essas medidas possibilitam um novo cenário para a negociação do PCS, uma vez que a incorporação dos recursos orçamentários, que até hoje não tinha sido inclusos nas propostas anteriores de orçamento do Poder Judiciário, obrigam o executivo a negociar os valores orçamentários para o projeto de lei de reposição salarial. Entre a dotação orçamentária para o PL na íntegra e as proposições do Policarpo, o governo terá que se posicionar sobre qual o montante dos recursos. A greve da categoria dará o tamanho da correlação de força para um ou outro valor.

Da Redação com informações da Fenajufe e do Sindjus-DF.

Acompanhe na Ideias em Revista nº 34, que circula no final de junho, a cobertura completa dos três dias da 16ª Plenária Nacional da Fenajufe, que aconteceu no Rio de Janeiro e os desdobramentos da luta pela aprovação do PL 6613. Confira também tudo sobre a Grande Passeata e Assembleia Geral do dia 16 de junho, no Centro do Rio.

  • Publicações1453
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-pretende-enviar-dotacao-orcamentaria-para-o-pcs-ate-17-de-junho/2736244
Fale agora com um advogado online