jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

TAC garante atendimento especializado a alunos com deficiência auditiva em cursos preparatórios

0
0
0
Salvar
Clique Aqui para Ampliar Dez instituições de ensino privadas, que oferecem cursos preparatórios para concursos em Cuiabá, assinaram Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso comprometendo-se a contratar intérprete de Líbras ou utilizar recursos de tecnologia assistiva para atender aos alunos que possuem deficiência auditiva. De acordo com o TAC, os intérpretes das aulas regulares e das atividades complementares deverão ser graduados, no mínimo no Ensino Médio, experientes e proficientes em Líbras.

“As instituições de ensino, tanto da rede pública quanto da privada, são diretamente responsáveis pela efetivação da educação inclusiva. Para pavimentarmos uma sociedade mais humana e mais justa, é necessário formarmos cidadãos que convivam com a diversidade. O processo de construção da cidadania é uma via de mão dupla, sendo tão importante para o titular do direito à educação inclusiva, quanto para aquele que convive com esse aluno”, ressaltou o promotor de Justiça Henrique Schneider Neto.

De acordo com o Decreto 5.626/2005, que regulamenta a Lei Federal 10.436/ 2002, as instituições de ensino privadas possuem o dever de proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de líbras em sala de aula e/ou uso de recursos de tecnologia assistiva, que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.

Segundo o promotor de Justiça, no TAC foi estabelecido que o descumprimento injustificado de cada uma das obrigações assumidas implicará no pagamento de multa no valor de R$ 1.000,00. Os custos decorrentes da contratação de intérprete de Líbras ficarão a cargo dos estabelecimentos de ensino, sendo vedada a cobrança de taxa de qualquer espécie.

Assinaram o acordo: Colégio Isaac Newton, Colégio Salesiano São Gonçalo, Curso e Colégio Neo DNA, Escola do Farina, Centro Educacional Albert Einstein Cursos Master, Aprovação Curso Preparatório Ltda, Maxi Colégio, Fato Cursos e Concursos, Colégio e Curso Olimpo e Damásio Educacional S.A.
  • Publicações5272
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tac-garante-atendimento-especializado-a-alunos-com-deficiencia-auditiva-em-cursos-preparatorios/341767627
Fale agora com um advogado online