jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Taxas de administração de cartões de crédito integram base de cálculo do ICMS

0
0
0
Salvar

Em decisão proferida na Apelação Cível nº 1.0027.12.026839/002, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou os argumentos da Advocacia-Geral do Estado no Mandado de Segurança originário ao reconhecer a possibilidade de inclusão das taxas de administração cobradas pelos cartões de crédito na base de cálculo do ICMS.

No acórdão, restou determinado que o ICMS deve ser calculado sobre o valor integral da mercadoria comercializada, uma vez que é este o valor assumido pelo adquirente do produto. A taxa de administração para uso do cartão de crédito nada mais seria do que um encargo assumido pela impetrante para utilização dos serviços prestados, em nada se relacionando com a transação da mercadoria. Por essa razão, não há direito líquido e certo à compensação dos valores.

Representou o Estado de Minas Gerais a procuradora Giselle Carmo e Coura.

Acesse: Fale Conosco Registro de manifestações da OGE. Aqui você pode denunciar, reclamar, sugerir e elogiar o serviço público do Governo de Minas

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxas-de-administracao-de-cartoes-de-credito-integram-base-de-calculo-do-icms/111956300
Fale agora com um advogado online