jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Tema não pode continuar sendo tratado com preconceito, diz Pont

0
0
0
Salvar

O deputado Raul Pont (PT) defendeu hoje (22), na tribuna da Assembleia Legislativa, a contratação de médicos estrangeiros pelo governo federal para atuarem nas regiões carentes de profissionais da área. O parlamentar disse que o tema não pode continuar sendo tratado com preconceito. “Trata-se de uma medida correta, já adotada por países desenvolvidos. Aqui, infelizmente, vem sendo tratada com preconceito por alguns setores”, frisou.

O petista lembrou que países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália têm um expressivo número de médicos estrangeiros em atuação em seus territórios. Enquanto no Brasil 1% dos médicos se formou no exterior, na Inglaterra este índice é de 40% e nos Estados Unidos de 25%. Canadá e Austrália mantêm índices de 22% e 17%, respectivamente. Ele frisou que os profissionais não virão apenas de Cuba, mas de Portugal e Espanha também, conforme as negociações que vem sendo feitas pelo Ministério da Saúde.

Pont disse ainda que os pequenos municípios têm oferecidos salários “efetivamente compensadores”, especialmente , para os médicos em início de carreira, mas que mesmo assim faltam candidatos para tranbalhar no interior e nas periferias. “Diante disso, é correto estimular convênios como os que o governo brasieliro pretende firmar com outros países para assegurar que todas as regiões contêm com atendimento médico”, frisou.

O Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes, índice menor que o da Argentina (3,2 médicos por mil habitantes) e o de Portugal e Espanha (4 por mil). Conforme o próprio Conselho Federal de Medicina, somente em 2021 o País terá 2,5 médicos para cada mil habitantes.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tema-nao-pode-continuar-sendo-tratado-com-preconceito-diz-pont/100527364
Fale agora com um advogado online