jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

TJ-BA - Sistema permite acompanhar processos

Publicado por JurisWay
há 16 anos
1
0
0
Salvar

Cerca de 18 mil usuários, entre os quais 9,2 mil advogados baianos, se beneficiam atualmente do Sistema Push, ferramenta que permite acompanhar a movimentação de processos, criada pela Gerência de Informática e Desenvolvimento Tecnológico (GID) do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) e implantada no site do Tribunal de Justiça da Bahia em 2002.

Gratuito, o serviço é oferecido àqueles que têm interesse em receber por e-mail informações sobre o andamento dos processos. Para utilizá-lo, o interessado deve fazer o cadastramento prévio no sistema, acessando o site no endereço http://www.tj.ba.gov.br/servicos/push.index.htm e informando dados pessoais e os processos que deseja acompanhar.

Quando há uma alteração ou nova informação referente ao processo, o Push envia um e-mail ao usuário cadastrado no início da manhã do dia seguinte.

Todos os andamentos processuais podem ser acompanhados por qualquer pessoa, à exceção dos processos que correm em segredo de Justiça. Dos 132 mil processos cadastrados no Sistema Push, 51% são do primeiro grau e 39% dos Juizados Cíveis. Os 10% restantes são do segundo grau e dos Juizados Criminais.

O superintendente do Ipraj, Maurício Dantas, diz que o sistema é uma experiência bem sucedida, porque propicia maior transparência em relação aos trâmites processuais, beneficiando a comunidade que solicita os serviços do Poder Judiciário.

Segundo o supervisor de Sistemas de Informação da GID, André Luiz Almeida, a ferramenta não dispensa o uso dos instrumentos oficiais de comunicação para a formalização e produção de efeitos legais, mas tem o objetivo de facilitar e agilizar o trâmite processual.

  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1436
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-ba-sistema-permite-acompanhar-processos/21753
Fale agora com um advogado online