jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

TJ obriga empresas a recolher taxa de coleta de lixo

há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) reconheceu o direito do município de Maceió de cobrar das empresas Granordeste e Mundial, que comercializam mármore e granito, a taxa da coleta de lixo e resíduos domiciliares. Em seu voto, o desembargador-relator Estácio Luiz Gama entendeu que o serviço de coleta de lixo é um serviço público posto à disposição do contribuinte. E nestes casos, mesmo que o contribuinte não utilize o serviço de forma efetiva, é obrigação o recolhimento das taxas ao município.

"É evidente que a coleta, o transporte e a destinação dos resíduos sólidos domiciliares urbanos são um serviço ofertado pelo município de Maceió e colocado à disposição de seus moradores. O Supremo Tribunal Federal, em diversas oportunidades, garantiu a legalidade da cobrança da taxa", fundamentou o desembargador. As empresas tinham obtido na primeira instância sentença favorável ao não pagamento do tributo.

  • Publicações4435
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-obriga-empresas-a-recolher-taxa-de-coleta-de-lixo/786817
Fale agora com um advogado online