jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

TJ/SC afasta multa por suposto abandono processual

há 11 anos
0
0
0
Salvar

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu que não cabe multa a advogada que não compareceu a um julgamento e foi condenada por abandono processual. A decisão decorre de Mandado de Segurança (nº interposto pela OAB/SC contra decisão do Juiz da 3ª Vara da Comarca de São Bento do Sul, que havia condenado a advogada ao pagamento de uma multa de 20 (vinte) salários mínimos, com base no art. 265 do CPP. A sessão que acolheu tese da OAB/SC foi acompanhada pelo Conselheiro Estadual da entidade, Leonardo Pereima.

A advogada havia sido contratada para defender um cliente em processo do Tribunal do Júri. Um dia antes do julgamento, protocolou pedido de adiamento da sessão, alegando motivo de doença e anexando ao protocolo o respectivo atestado médico. O Juiz entendeu que o atestado não era verdadeiro, aplicando a multa por abandono processual.

Na sua decisão, a 2ª Câmara Criminal, por unanimidade, concedeu "a ordem para afastar a multa do art. 265 do Código de Processo Penal", acolhendo argumento da OAB/SC de que não houve direito ao contraditório e que o atestado médico possui presunção de veracidade, e não o contrário.

  • Publicações8869
  • Seguidores93
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sc-afasta-multa-por-suposto-abandono-processual/100599805
Fale agora com um advogado online