jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

TJMG isenta Estado de antecipar pagamento de perícia

0
0
0
Salvar

A Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu junto ao Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) modificar decisão de primeira instância que havia imposto ao Estado de Minas Gerais o pagamento adiantado de honorários periciais. O Tribunal deu provimento ao Agravo de Instrumento nº 0331501-76.2011.8.13.0000.

Representando o Estado, o Procurador Tiago Maranduba Schroder sustentou que não pode ser atribuída ao Estado a responsabilidade pelo recolhimento dos aludidos honorários, uma vez que a prova não foi determinada de oficio pelo juízo e foi requerida somente pela parte autora. Aduz, ainda, que o fato de o agravado estar sob o pálio da assistência judiciária não tem o condão de transferir ao agravante a responsabilidade pelo recolhimento dos honorários do perito.

Desonerando o Estado de antecipar o pagamento dos honorários periciais, 5ª Câmara Cível do TJMG declarou, em consonância com a tese de Cunha o relator, desembargador Nepomuceno Silva declarou, “Não incumbe ao Estado o pagamento de honorários periciais quando a prova foi requerida exclusivamente pela parte contrária, ainda que esta esteja litigando sob o pálio da assistência judiciária, pois não é possível imputar a uma parte o ônus de custear as provas postuladas pela outra”.

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-isenta-estado-de-antecipar-pagamento-de-pericia/2831411
Fale agora com um advogado online