jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Todo cidadão é, necessariamente, um nacional? A recíproca é verdadeira: todo nacional pode ser considerado cidadão?

há 16 anos
2
0
1
Salvar

A resposta a essa indagação está em saber diferenciar os conceitos de nacionalidade e cidadania.

A nacionalidade - conceito mais amplo - vincula o indivíduo à Nação. Em contrapartida, a cidadania (conceito restrito) é o liame que se forma entre a pessoa e a vida política de um determinado Estado. Em outras palavras, ser cidadão é estar no gozo dos seus direitos políticos.

Do que se vê, todo cidadão é, necessariamente, um nacional, haja vista que, somente a esse se confere o gozo de direitos políticos.

No entanto, a recíproca não é verdadeira: nem todo nacional é cidadão, pois, se privado dos direitos políticos não poderá usufruir da cidadania.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9311
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/todo-cidadao-e-necessariamente-um-nacional-a-reciproca-e-verdadeira-todo-nacional-pode-ser-considerado-cidadao/34993
Fale agora com um advogado online