jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Toffoli revoga decisão de Marco Aurélio e libera voto secreto na eleição do Senado

Presidente do STF justificou que deve haver ‘simetria’ nas eleições da Câmara e do Senado

Publicado por Jota Info
há 5 anos
3
0
10
Salvar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, revogou a decisão do ministro Marco Aurélio e permitiu que a eleição para a Presidência do Senado Federal seja realizada com voto secreto.

Toffoli afirmou que em nome da segurança jurídica o mais adequado é seguir o regimento da Casa e deferiu liminar na Suspensão de Segurança 5272 que anula os efeitos da decisão do colega.

O ministro argumenta que negou um mandado de segurança apresentado pelo deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) que pedia voto aberto para a disputa da Câmara e que não fazia sentidos as duas Casas Legislativas adotarem modelos diferentes de votação.

A decisão é vista nos bastidores como favorável à articulação feita pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para voltar ao comando do parlamento.

Leia reportagem completa.


  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores933
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1275
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/toffoli-revoga-decisao-de-marco-aurelio-e-libera-voto-secreto-na-eleicao-do-senado/662771826
Fale agora com um advogado online