jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Trabalhador braçal receberá indenização de R$ 80 mil por sequela no dedo indicador esquerdo

Publicado por Direito Vivo
há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Segunda Turma do TRT de Goiás manteve sentença de primeiro grau que condenou empregador ao pagamento de R$ 80 mil a um trabalhador com incapacidade laborativa parcial. O acidente, que deixou sequelas no dedo indicador esquerdo do obreiro, aconteceu em meados de 2005 enquanto puxava um cabo de aço arrebentado que perfurou e cortou seu dedo indicador da mão esquerda.O reclamante trabalhava em atividade de garimpagem.

O relator do processo, desembargador Platon Filho, ressaltou que ao empregador incumbe a fiscalização quanto ao uso e o correto manejo dos instrumentos de segurança no intuito de propiciar um ambiente de trabalho isento de riscos, não estando o mesmo livre de qualquer responsabilidade

pela mera entrega de EPI's.

Ele acrescentou que embora tenham sido oferecidas luvas de raspa ao reclamante, “certo é que a prova oral produzida em audiência foi convincente ao relatar a precária situação do meio ambiente de trabalho do obreiro”. Ainda destacou que o potencial laborativo do reclamante foi de fato comprometido e que não há expectativa de que o obreiro consiga uma outra colocação distinta da garimpagem, que exige trabalho braçal, pelo fato de ser pessoa humilde e de parcos recursos.

Assim, reconheceu a culpa do reclamado pelo acidente por negligenciar a efetivação das normas de Segurança e Medicina do Trabalho, existindo, portanto, o dever de indenizar os danos causados. (Processo nº 1125/2008, 201ªVT)

  • Publicações15334
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-bracal-recebera-indenizacao-de-r-80-mil-por-sequela-no-dedo-indicador-esquerdo/1903107
Fale agora com um advogado online