jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

TRF3 NEGA PRORROGAÇÃO DE PENSÃO POR MORTE A FILHA DE SERVIDORA CIVIL

1
0
0
Salvar

Autora teve o benefício cancelado ao completar 21 anos; decisão entende que só caberia a prorrogação se ela fosse inválida

Em decisão unânime, a 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) negou prorrogação da pensão por morte à filha de uma servidora civil falecida que teve seu benefício cancelado ao completar 21 anos de idade. Na ação, ela pretendia continuar recebendo a pensão até que concluísse o curso universitário.

O tribunal observa que a legislação nesses casos é clara: o benefício só é pago a filhos maiores de 21 anos se inválidos e enquanto durar a invalidez. Como a administração pública atua vinculada ao princípio da legalidade, a pretensão da autora não pode ser acolhida.

Também a jurisprudência a respeito da questão tanto no STJ, como no próprio TRF3 é pacífica no mesmo sentido.

No tribunal, o processo recebeu o nº 0034245-07.2007.4.03.6100/SP.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

  • Publicações4474
  • Seguidores2950
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações230
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-nega-prorrogacao-de-pensao-por-morte-a-filha-de-servidora-civil/158876495
Fale agora com um advogado online