jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Tribunal de Justiça instala Centro de Conciliação em Timon

há 10 anos
0
0
0
Salvar

Um novo Centro de Conciliação será instalado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), no dia 25 deste mês, na comarca de Timon, a 432 km de São Luís. Será o primeiro do município e o 14º implantado pelo Poder Judiciário no Estado.

O Centro de Conciliação de Timon será coordenado pelo juiz Rogério Monteles e irá funcionar na Faculdade Maranhense São José dos Cocais (FSJ), por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão e a instituição de ensino. Os termos foram acertados em reunião entre o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, e representantes da faculdade.

Conforme a parceria, caberá à FSJ, por meio do núcleo de práticas jurídicas, selecionar conciliadores, entre estudantes da faculdade e pessoas da comunidade, além de disponibilizar a infraestrutura para funcionamento do Centro de Conciliação. O TJMA é responsável por treinar os conciliadores, disponibilizar o sistema de agendamento de audiências e homologar judicial dos acordos que vierem a ser firmados no centro.

Com a instalação, o cidadão de Timon que desejar buscar um acordo antecipado para questões judiciais ou não, poderá agendar audiência presencialmente, pela internet ou por telefone, sem sair de casa. Basta acessar o site www.tjma.jus.br e clicar no link conciliação. O interessado será direcionado para a página que contém o formulário próprio, onde deverá preencher todos os dados necessários à inclusão do seu processo numa pauta de julgamento.

O juiz Alexandre Abreu destaca que os centros são voltados para o cidadão que busca o Judiciário para solucionar litígios. Mas, segundo o magistrado, há também empresas que demandam na Justiça, por isso o TJMA está mantendo parcerias com entidades como Associação Comercial e Industrial e Federação das Indústrias, para instalação de centros que atendam também essa demanda.

Os dois primeiros centros de conciliação de São Luís instalados no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e na Rua do Egito (Centro), respectivamente - registraram quase 1.500 audiências agendadas, 795 realizadas, com 546 acordos (70% do total), desde a implantação em novembro de 2012 até janeiro deste ano.

Na capital, a população conta com unidades no Fórum Des. Sarney Costa, Uniceuma I e II, Centro (Rua do Egito) e FACAM. No interior, há três centros em Imperatriz, sendo um para conciliação empresarial, Caxias (2), Bacabal (2) e Balsas (1).

Assessoria de Comunicação do TJMA

( asscom@tjma.jus.br)

(98) 31984370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

  • Publicações7622
  • Seguidores215
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações0
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-instala-centro-de-conciliacao-em-timon/116757111
Fale agora com um advogado online